Muitos criadores usam o ninho de Periquito Australianoem um tamanho muito pequeno, que são os que estão a venda na maioria dos Pet Shops, contudo, com o crescimento dos filhotes e com o calor que faz em algumas cidades, um ninho pequeno irá fazer com que os pequenos periquitos acabem sofrendo, e em situações extremas poderão acabar morrendo. Aproveite para dar uma boa lida no nosso guia completo sobre a criação e reprodução do Periquito Australiano, você vai gostar!
Para saber basta abrir a tampa superior dos ninhos para periquitos, você irá notar que vai subir um “vapor” resultante do alto calor, sem falar que os ninhos ficam muito úmidos, o que poderia trazer alguns problemas para o desenvolvimento dos filhotes de Periquito Australiano, principalmente do filhote que nasce por último, pois eles são bem menores e podem ficar sufocados pelo calor excessivo e pelos irmãos maiores.
Se você está nesta situação, poderá pegar o ninho de Periquito que você possuir e reaproveitar algumas partes, usando outros pedaços de madeira para aumentar o comprimento em cerca de 4 cm e a largura em 5 cm. Estas medidas poderão ficar ao seu critério, podendo ser menores. Você poderá usar pregos tipo “U” para grampear, e também cola madeira para construir seu ninho de Periquito Australiano, ou então dar uma remodelada. Espere a cola secar muito bem para utilizar os ninhos.
Estes ninhos foram feitos por nós, por isso não posso falar que eles ficaram bonitos, mas ficaram muito funcionais e bem mais espaçosos, com isso os casais de Periquitos Australianos poderão ter ninhadas maiores sem correr risco de perder algum filhote. Então fica esta dica, quando for comprar ninho de Periquito procure por modelos maiores, se for o caso, mande fazer ou faça você mesmo seus ninhos.
Os ninhos de Periquitos agora estão com as seguintes medidas, e são estas medidas que o site Casa dos Pássaros recomenda: